Conselho quanto ao financeiro do servidor



  • Como ex-estudante de economia, posso dar alguns conselhos valiosos pra staff do servidor. Talvez sejam coisas com as quais vocês já estejam cientes, mas ainda vale a boa vontade.
    É quanto a venda de Vip's Eternos no servidor. Tenho a dizer que isso é um grande, um monumental erro. É um erro porque, bem, é fácil de se pensar que um jogador que compra um vip eterno, e terá acesso para sempre as vantagens desse vip, não está mais motivado a comprar nada no seu servidor... ele não gera mais receita. E também tem que claramente, é MUITO mais vantajoso comprar no MushMC um vip eterno do que qualquer outra opção na sua loja, tanto que me assustaria alguem comprar qualquer outra coisa que não um vip eterno.
    Veja bem, a ideia de se vender uma vantagem eterna no servidor seria gerar uma receita imediata alta, da qual o jogador tiraria proveito somente se fosse fiel ao servidor por um longo período de tempo (Por exemplo: Fosse um vip 15 reais e sua versão eterna 75... então o jogador teria que permanecer ativo por 6 meses antes de tirar um desconto real na sua compra. Mas se jogasse por dois anos inteiros, 24 meses, então teria claramente feito um ótimo negócio). O servidor leva vantagem pois recebe mais dinheiro logo no começo, e se o jogador quitar antes de seu investimento vingar, vocês levaram vantagem numa venda honesta.
    No Mush, chega ao absurdo de um vip eterno ser menos que o valor de apenas DOIS meses de um vip comum. Isso claramente incentiva todos que compram o vip adquirir ele para sempre. Talvez seja até uma boa idéia no começo do servidor, quando conseguir um montante inicial para melhorar a host, e daí atrair mais jogadores/compradores seja interessante. Agora que o server aparenta estar mais maduro, o problema que eu aponto é o seguinte: Um jogador que compra o vip eterno o faz apenas uma vez, certo... com o tempo, o servidor vai diminuir muito ou parar de crescer em numero de jogadores novos, isso é de se esperar, vocês vão estabilizar uma base de jogadores. E então, vão perceber que essa base vai se dividir em basicamente dois grupos: Os que não gastam dinheiro com o jogo, e os que já gastaram com o vip eterno. Há um risco que diminua muito as vendas, até um ponto em que vocês não tenham mais para quem vender vip's. Como quem compra um vip não compra um kit, pois já o tem, também vai ficar mais difícil vender kits. Imagino que então a host paga comece a se tornar inviável, e o server experiencie lags, desconexões, etc.. em 2019 já vimos incontáveis servidores, entre eles TODOS os hgs, ruírem por causa desses exatos problemas. Os servidores que prosperam até hoje, a exemplo o mineplex, que mantem sempre uma conexão razoável para 4 mil jogadores a mais de 5 anos, usam de uma receita que se baseia na venda mensal ou trimestral de vantagens, e em micronegociações (No caso do hg, seriam as vendas de kits, mas não muito se compara). Espero que esse texto os alerte que esse não é um problema trivial.
    Por fim, recomendo algumas "soluções" (São mais dicas no caminho certo):
    -Ou extinção ou aumento do preço dos vips eternos
    -Maior incentivo a comprar vips mensais
    -Maior incentivo a comprar vantagens que tem que ser re-compradas
    -Talvez um aumento no preço de kits (Pelas mesmas razões do vip eterno: um jogador que comprasse digamos, Ninja, Kangaroo, Gladiator, Miner, Stomper (35 reais), talvez ja não visse mais razão em adquirir um vip, ou qualquer outro produto, no servidor, pois esses serão os kits que ele já usaria... portanto, a venda de kits também é um modelo que a longo prazo é complicado
    -Nova receita: Vocês podem criar um jeito de vender algo que seja atrativo no servidor. Sejam criativos: A exemplo, o mineplex vende "montarias" para andar no lobby, "skins" e uma serie de produtos que não afetam diretamente qualquer gameplay, mas são atrativos e geram dinheiro. Confesso que não tenho ideia de algo assim para ser implementado num HG.


Log in to reply
 

3
Online

43.9k
Users

20.4k
Topics

54.8k
Posts